quinta-feira, 30 de junho de 2016

Símbolos #1 - Caduceu de Hermes e a Flor de Lis

Já está cansad@ de ver corujas e mais corujas sendo ligadas a Pedagogia? Gostaria de usar outros seres e/ou objetos que simbolizem seu amado curso? Nada tema, pois venho lhe falar que existem outros símbolos para serem usados e abusados. Usei como fonte o Dicionário de símbolos e outros sites.

Por mais que a coruja tenha se tornado o símbolo pop da Pedagogia, ela não é considerada oficial. O caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis, não sei porque, é o símbolo oficial do curso de Pedagogia.
Separadamente, cada item trás um significado:

  • Caduceu de Hermes ou Bastão de Mercúrio: Objeto pertencente ao mensageiro dos deuses, na mitologia greco-romana. Pessoalmente, não encontro um bom motivo para este objeto ser atribuído à Pedagogia, a não ser pelo compromisso de mandar uma mensagem importante. Em algum momento da história, decidiram fazer de Hermes o deus dos lucros, das vendas e do comércio. Sendo assim, tornou-se também deus da Contabilidade. Daí nos perguntamos, o que tem de Pedagogia nisso tudo? O caduceu é formado por um bastão (à capacidade profissional), asas (ao cuidado prestado) e duas serpentes (à sabedoria, como a coruja). Explicando assim, começa a fazer sentido.

  • Flor de Lis: Além de ser uma flor linda e diferente, também é usada como símbolo. A realeza francesa usava a flor como símbolo de soberania, lealdade, poder e honra. Espírito nobre, sabedoria e orientação também são relacionados a flor de lis.  
A junção dos dois símbolos, ao meu ver, seria um jogo de palavras com: capacidade; profissional, soberania; cuidado; conhecimento e orientação.

"Um profissional fundamental, capaz de cuidar, compartilhar conhecimentos e orientar."
- Calyne Dayane
:**

3 comentários: